A arquitetura sustentável, arquitetura verde ou ecoarquitetura é uma forma atual de conceber um projeto arquitetônico otimizando os recursos naturais, para que o impacto ambiental seja minimizado. A grande vantagem dessa tendência, é a produção de lindas construções sem prejudicar tanto o meio ambiente.
Via Triptyque
Segundo dados do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, o setor da construção civil consome 75% dos recursos naturais, 20% da água nas cidades e gera 80 milhões de toneladas/ano de resíduos, sendo um dos principais responsáveis pelos impactos ambientais no mundo.
Por sua vez, a arquitetura sustentável se preocupa com a eficiência energética e hídrica, com a diminuição dos desperdícios de materiais e até com a distância percorrida para chegar à obra. Além disso, é um bom investimento, uma vez que esse tipo de edificação tem maior valor no mercado imobiliário.
As edificações sustentáveis, além de ecologicamente corretas, são muito mais benéficas à saúde. Reduzindo a quantidade de poluição, essas construções são mais agradáveis por conterem mais plantas e áreas verdes, formando uma pequena floresta no meio da cidade que promove o bem-estar físico e mental de seus habitantes e da vizinhança.
Um escritório de arquitetura inovador em projetos sustentáveis é o Triptyque Architecture. O escritório franco-brasileiro presente em São Paulo tem investido muito na ecoarquitetura de maneira consciente e sofisticada. Um de seus projetos é um edifício escalonado de madeira certificada na Vila Madalena, com muita área verde como um grande jardim vertical.
Via Triptyque