As bibliotecas mais bonitas do Brasil

Hoje, 29 de outubro, é o dia nacional do livro. Para mergulhar no mundo dos livros, vamos conhecer algumas das bibliotecas mais bonitas do Brasil.

Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro

Foto: @limamauro23 (Unsplash)

É surreal a ostentação e esplendor presente no Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro! O edifício atual foi construído na década de 1880 pelo arquiteto português Rafael da Silva e Castro no estilo neomanuelino com uma mistura de gótico renascentista. Sua pedra fundamental foi colocada por D. Pedro II e a inauguração aconteceu pela Princesa Isabel.

A biblioteca possui um acervo com mais de 350 mil volumes, contando com exemplares raros, como “Os Lusíadas” de 1572.

Devido a sua magnitude e decoração deslumbrante, o espaço está entre as 50 mais belas bibliotecas do mundo.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – Cidade Universitária (São Paulo)

Foto: @slamarcelo (Instagram)

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin faz parte da Universidade de São Paulo e sua arquitetura se destaca em relação ao campus verde. Criada em 2005, a biblioteca contempla a livraria da Edusp e o Auditório István Jancsó – que foi inaugurado em 2013. A biblioteca é retangular, mas o auditório é como uma torre circular que se encaixa na construção.

Seu acervo é composto por uma grande coleção reunida pelo bibliófilo José Mindlin, que foi doada por sua esposa. Hoje a Biblioteca Brasiliana possui cerca de 30 mil títulos e é reconhecida internacionalmente por seus títulos raros e sua dedicação à cultura brasileira.

Biblioteca Nacional do Brasil – Rio de Janeiro

Foto: @camilobaq (Instagram)

A Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro é considerada pela UNESCO umas das dez maiores bibliotecas públicas do mundo. Seu acervo foi iniciado em 1755 para substituição da Livraria Real, que foi consumida por um incêndio.

Diversas peças que vieram com Dom João VI em 1808, foram para a biblioteca. Hoje, a instituição possui mais de 10 milhões de itens e é considerada a maior da América Latina.

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Belo Horizonte

Foto: @vinigon (Instagram)

Fundada em 1954, a principal biblioteca de Belo Horizonte foi projetada por Oscar Niemeyer, o edifício integra hoje o maior complexo cultural do Brasil — o Circuito Cultural Praça da Liberdade. Seu acervo é constituído por cerca de 550.000 exemplares, entre livros, revistas e jornais históricos.

Gabinete Português de Leitura – Salvador da Bahia

Foto: @amandatropicana @visitsalvadordabahia (Instagram)

Semelhante aos Gabinetes reais de Recife e Rio de Janeiro, reforçando a memória portuguesa no Brasil, O Gabinete Português de Leitura de Salvador atual foi projetado pelo arquiteto italiano Alberto Barelli e construído pelo mestre de obras português Pinto Parente em estilo Neomanuelino, inaugurado em 1918.

Em sua fachada erguem-se duas estátuas, representando Pedro Álvares Cabral e Camões – importante escritor português.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo